quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Viagem a São Paulo

Não pude atualizar o Blog, pois estava sem internet em São Paulo. A visita à capital Paulista foi muito proveitosa e oportuna. Fui recebido no Instituto Ayrton Senna pela Pedagoga Anete Gonçalves, pessoa competente que fez uma excelente exposição sobre o trabalho do Instituto na área educacional. Fiquei impressionado com o profissionalismo do trabalho e como é possível obter bons resultados agregando inteligência ao processo de gestão escolar. Em Minas Gerais existe atualmente apenas um município conveniado, já que a maior parte das cidades atendidas estão no nordeste. Estou muito animado com a possibilidade de parceria e de incluirCaratinga entre as cidades que mantém convênio com o Instituto Ayrton Senna. Acho que o nosso sistema de ensino ganharia muito com a parceria, pois poderia dar um salto de qualidade na educação municipal. Vou enviar ainda esta semana um ofício da prefeitura solicitando um convênio com o Instituto, conforme orientação da professora Anete. Acho que temos chance de anunciar este avanço em breve. No final da Noite ainda me encontrei com o professor José Eustáquio Romão, presidente do Instituto Paulo Freire e agradeci a sua disponibilidade de ter vindo a Caratinga na oportunidade do nosso I Simpósio. Ele me apresentou a outros professores que poderão em breve também dar a sua contribuição com as nossas capacitações.
Aproveitei que estava em São Paulo e visitei também a Fundação Victor Civita da editora Abril. Conheci a redação e o diretor de uma das revistas mais respeitadas e lidas sobre educação: A Revista Nova Escola. Conversei muito com a Diretora Executiva Cyntia Vasconcellos e expliquei do nosso desafio de reverter o IDEB. Consegui firmar uma parceria e trouxe com isso 400 exemplares da edicação especial da revista que trata justamente da Prova Brasil, a avaliação que compõe a nota do IDEB. Vou distribuir os exemplares entre os coordenadores pedagógicos e professores da turma final. Foi uma visita proveitosa, pois a partir de agora teremos acesso fácil aos responsáveis pela publicação. Quem sabe poderemos ter editores da revista em nossas próximas capacitações.
Enfim, foi uma visita rápida, cansativa, mas revigorante para o nosso trabalho frente à Secretaria de Educação. A minha ausência no dia a dia pode fazer falta, mas viagens como essa podem fornecer caminhos preciosos na busca do salto de qualidade que precisamos fazer. Agradeço a todos que de alguma forma estão torcendo para que tudo dê certo. Obrigado pelo incentivo!