sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sucesso no II Simpósio de Educação Municipal



Como é bom ver as coisas acontecendo na Secretaria de Educação. A realização do II Simpósio de Educação Municipal com o tema : "Em busca da identidade do profissional da educação", foi um sucesso. A materialização de um planejamento bem executado. Conseguimos cumprir a programação planejada dentro do tempo previsto, a equipe demonstrou organização e profissionalismo e houve uma excelente participação dos professores. As mudanças implementadas a partir da avaliação do I Simpósio, foram positivas e permitiu inovações como a inserção de apresentações das escolas entre as palestras, a mudança da disposição do lanche, a qualidade dos palestrantes, a pontualidade de início e término e a entrega dos certificados ao final do evento. Lógico que melhorar é uma meta constante e iremos avaliar o II Simpósio para fazer o III Simpósio de Educação Municipal ainda melhor.


Importante ressaltar que não se trata de uma ação isolada de promoção da Secretaria de Educação, mas sim uma parte do programa de capacitação continuada que vem sendo implementado desde o início do ano através de vários programas de qualificação dos profissionais da educação. Um aspecto positivo foi a liberdade com que os professores tiveram para escolher as oficinas no segundo dia do Simpósio, pois cada um pôde determinar a sua participação dentre as 18 oficinas ofertadas por diversos profissionais da área educacional. Não foi esquecido o pessoal de apoio escolar como as cantineiras, secretárias e até os motoristas que tiveram uma capcitação sobre a segurança no trânsito e relações inter-pessoais (foto). Todos puderam refletir sobre a sua atividade e aprender um pouco mais. Este momento, apesar de curto tem um efeito imediato na qualidade da educação, pois o professor que vai conduzir uma sala de aula na segunda-feira já poderá aplicar na prática o que aprendeu nas palestras e oficinas.

A confraternização entre os profissionais também é um ponto importante, pois é uma oportunidade de trocar experiências e fortalecer a relação entre os profissionais da educação. Fiz questão de visitar as oficinas e gostei muito do que vi, fiquei orgulhoso da nossa rede municipal. Tenho certeza que o que foi feito é digno de ser copiado por muitas outras cidades que pretendem investir na qualificação dos seus professores. Registro o meu agradecimento a todos que trabalharam arduamente na realização deste evento e a todos que participaram e demonstraram comprometimento com o avanço da educação municipal.