terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Rede de Inclusão avançando




No dia 20 de agosto deste ano, postei no blog as iniciativas em parceria com a Escola Estadual Engenheiro Caldas no sentido de formar em Caratinga uma rede de inclusão. Naquele momento parecia tudo muito distante, pois estávamos em quatro pessoas discutindo uma proposta que precisava envolver muito mais gente, esforço e apoio. O desafio era enorme, mas o entusiasmo era ainda maior. Comungávamos do princípio de que a inclusão não deveria ser vista como uma atitude de caridade ou benevolência para com o próximo, mas sim um preceito constitucional que precisa ser respeitado de que a escola é para todos. A inclusão não poderia ser encarada como entrave, mas como um recurso pedagógico que permitia refletir dentro da escola a diversidade que existe fora dela, a possibilidade de preparar os nossos alunos para se tornar uma pessoa mais aberta ao diferente com habilidades de conviver entre outros alunos que possuem necessidades especiais. Uma proposta que leva em consideração de que a inclusão ajuda a escola a ser melhor do que é, pois o aluno que aceita a diversidade será um cidadão mais preparado para enfrentar a vida. Chegamos a conclusão em nossas reuniões de planejamento de que o primerio passo para a formação da rede de inclusão seria a sensibilização dos educadores e da sociedade, caso contrário tudo não passaria de um movimento isolado. Idealizamos então o I Simpósio sobre a rede de inclusão, conforme eu havia adiantado em 20 de agosto aqui no blog.

Hoje aconteceu a abertura do Seminário na UNEC, fiquei surpreso com a grande adesão dos professores da rede estadual e municipal, haviam mais de 250 educadores para discutir e apoiar a formação da rede. O prefeito estava presente e demonstrou também o seu apoio à iniciativa, inclusive deu um depoimento pessoal para demonstrar como já evoluímos. Também estavam presentes a Rita, a Míriam, diretora da E.E. Engenheiro Caldas, as supervisoras Geane e Karina, além de representantes da FIC e UNEC. Aconteceu uma apresentação de uma peça teatral pelos alunos surdos, um espetáculo, exemplo de inclusão e superação. A professora Beth deu uma esclarecedora e emocionante palestra, definindo o que é uma rede de inclusão e seus benefícios para sociedade ( veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=QfH6_BvUnaU ). Os outros palestrantes escalados para a sequência do evento são profissionais que poderão contribuir em muito para a sensibilização. A Secretaria de Educação deu a sua contribuição trazendo a professora Salomé, uma referência no assunto. Acredito que este Seminário será um marco na inserção da inclusão no âmbito escolar. O pequeno passo de uma caminhada que precisa ser percorrida com determinação e entusiasmo.
A inclusão representa hoje o paradigma que separa a velha escola da nova escola, um ambiente em que a diversidade é respeitada e as diferenças tornam-se um elemento poderoso para a educação de qualidade para todos. Um direito que precisa ser respeitado, mas acima de tudo; um caminho para uma sociedade mais feliz, humana e fraterna no futuro.