sábado, 26 de setembro de 2009

Dia para lembrar

Ontem, sexta-feira, foi um dia intenso, produtivo e com muitos eventos e acontecimentos que deixaram lições importantes.


Comecei o dia participando do encerramento das comemorações do trânsito. Tive a sensação de que uma unidade de pensamento prevaleceu. Somente a educação pode mudar um trânsito que mata quatro vezes mais do que as guerras e tira a vida de 60.000 pessoas por ano, 165 por dia no país. As crianças da Escola Crispim de Aquino Ramos, lá de Sapucaia, deram um show a parte, mostrando o talento que existe na zona rural. Gosto de chamar as escolas da zona rural para apresentações porque isso valoriza um trabalho que muitas vezes fica escondido. Parabéns a Sônia e a Amanda, em pouco tempo demomstraram que é possível envolver as crianças em um projeto.




Depois foi a vez da comemoração do dia nacional dos surdos, fui batizado com um sinal, uma espécie de símbolo para me identificar. Pude perceber como é bonito participar da superação de um grupo que a vida impõe limitações. Como foi gratificante ver as apresentações e conhecer surdos que são exemplos gritantes para todos nós ouvintes. A linguagem dos sinais ficou evidenciada e senti a necessidade de divulgar mais este tipo de comunicação. A Silvania, que trabalha comigo foi a minha intérprete e a Carminha demonstrou também habilidade na comunicação com eles. Um aprendizado e tanto conviver com todos, um privilégio.




Na parte da tarde, estive na posse do conselho municipal da juventude, um momento para constatar que os jovens também querem mudar as coisas através da participação política. O líder escolhido do conselho mora no Alto da Antena, um milagre que não podemos deixar morrer por falta de apoio. Dar vez e voz a juventude que quer dar a sua cota de contribuição é um dever da sociedade que sonha com a transformação da realidade posta. Parabéns ao luciano e ao Juarez. Uma lição de democracia em Caratinga.




No início da noite, participei da Festa família-escola no córrego dos campinhos, na zona rural, Escola Municipal Nenem Dutra. Poucos alunos, mas uma comunidade participativa e orgulhosa da sua união e da sua história. O Newton me recebeu e fez questão de mostrar as reformas que a própria comunidade proporcionou para a escola. Ficou nítido a importância da participação da comunidade no ambiente escolar e como os valores plantados naquela comunidade tem raízes fortes e profundas. Esses valores, muitas vezes escassos na cidade, constituem a força da nossa zona rural. Um paradoxo, na modernidade, os valores antigos fazem a diferença na educação. O passado foi valorizado através de trabalhos escolares, perpetuando para as novas gerações os valores cultivados pelos antigos, todos presentes na mesma festa.
Tive que sair antes da festa acabar, pois precisava participar do lançamento da revista encerrando as comemorações do centenário da escola Estadual Princesa Isabel. Uma noite de gala, com o brilho da equipe e os alunos dirigidos pela competente e cativante diretora Beatriz. Uma escola não faz 100 anos por acaso, e viver este momento no auge é uma prova de que a escola é especial. Todos encarnaram a importância do momento. estavam lá a Rita, Juarez, o José Ailton, funcionários da Secretaria de Cultura e Educação, Educadores, Ex professoras, Ex alunos, Alunos e professores. Uma festa completa com um gostinho de saudade e de dever cumprido. As comemorações foram recheadas de significado, amor e carinho. A revista ficou um espetáculo, mérito do Max Portes e da Dona Dora que não mediu esforços para obter o resultado pretendido. Parabenizei a Beatriz pelo excelente trabalho, seu esforço valorizou a sua equipe e a educação da cidade. Um exemplo a ser seguido. Cheguei em casa exausto, mas com a sensação de vivi a educação intensamente. Agradeço a Deus por poder viver estes momento e ao prefeito por confiar em mim. Divido com vocês um pouco deste dia memorável, um dia para ficar registrado na memória de qualquer educador que deseja um mundo melhor.