terça-feira, 22 de setembro de 2009

Plano de Ação do Conselho Municipal de Educação

Um dos avanços que já conseguimos ver resultados na educação municipal é o fortalecimento dos seus conselhos. Participei de uma produtiva reunião com o Conselho Municipal de Educação para discutir o plano de ação que eles haviam enviado à Secretaria de Educação. Um diálogo aberto e franco que permitiu considerar diversas perspectivas sobre os tópicos abordados. Constatei que o Conselho está funcionando de verdade com uma excelente participação de seus integrantes, de forma independente e organizada.
O seu Plano de Ação discutido contempla o apoio a professores que queiram fazer mestrado e doutorado, palestras sobre a saúde dos profissionais de educação, ampliação do número de professores de Educação Física, Implantação de um sistema de consulta on line, Capacitação continuada dos professores e Piso Salarial dos Professores. Neste último tema tive a oportunidade de esclarecer os detalhes legais e operacionais sobre o piso, demonstrando que estamos atendendo a legislação, embora o piso não seja ainda como gostaríamos.
Na oportunidade, houve informe sobre a transição das creches comunitárias para o sistema municipal feita pela Michelina que também aproveitou para descrever o novo projeto pedagógico dos Centros de Educação Infantil. Como já melhoramos! Outro informe foi a respeito do Fórum Família Escola que será realizado no dia 07 de novembro, algumas ideias foram incorporadas ao formato original.
A reunião do Conselho Municipal de Educação pode ser cansativa para quem precisa estar em todos os encontros, mas o produto das discussões pode ajudar em muito a melhoria da qualidade na educação da nossa cidade.