segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Unidade de pensamento


Qualquer organização é composta por pessoas que têm interesses diversos. A coexistência desses interesses somente é possível quando um interesse maior compartilhado por todos permite uma unidade de pensamento e de ação, pois caso contrário cada um puxa para um lado e não há movimento em direção no sentido de um objetivo definido. Em toda organização é difícil conseguir esta unidade, ainda mais complexo é conseguir isto em uma estrutura pública que pela sua natureza os interesses são mais diversos do que outros tipos de organização. Na Secretaria de Educação estamos procurando através de reuniões e planejamento, construir uma teia de significados que permita uma unidade de pensamento. Todos compartilham valores como trabalhar para melhorar a educação, sentir orgulho da sua escola e do seu trabalho e ainda um foco em resultados que possam ser mensurados através de avaliação. Não é fácil formatar esta unidade, mas quando o espírito está sintonizado com os mesmos objetivos, prevalece a prioridade do interesse maior. Mesmo que cada um cultive o seu próprio interesse, quando o interesse maior é legitimo e definido, facilita a união de esforços em prol de um objetivo comum, afinal quando cada um se esforça o resultado é de todos. Hoje, a educação municipal precisa, cada vez mais, de uma unidade de pensamento e de ação, um projeto de médio e longo prazo que conduza o caminho a ser trilhado no futuro. Este projeto não pode ser fruto da vontade de um grupo de pessoas, mas sim de uma construção coletiva em que cada um dá a sua contribuição.

Especialmente as diretoras de escola, precisam ajudar a construir a unidade de pensamento e ação, pois usando a sua liderança elas podem extrair do seu grupo o entendimento comum sobre o que precisa ser feito em relação a sua escola, de acordo com o que seguimos na Secretaria e o que o governo municipal estabelce. Elas representam um elo importante da teia de significados que construímos dia a dia e que norteia as ações dos educadores no município. O que a diretora diz e faz, como ela age e a sua postura diante dos desafios é um importante elemento para atingir a unidade. Um discurso uníssono, ou seja, a reprodução de vários tons em um único som.