quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PROJOVEM URBANO


Caratinga é a cidade do Vale do Rio Doce que mais conseguiu cadastrar jovens no programa do governo federal Projovem Urbano. Trata-se de um programa social e educacional que permite aos jovens de 15 a 29 anos terminarem o ensino fundamental e ainda obter uma qualificação profissional. A equipe que fez o cadastramento conseguiu alcançar o número de quase 600 alunos. Ontem estive na aula inaugural no poliesportivo do bairro Limoeiro, acompanhado da de uma equipe da educação que fazem parte deste projeto através de apoio e acompanhamento: Carminha, Eliete, Zilanda e Rosária. A energia dos jovens era algo contagiante, vendo aquela galera animada e buscando o estudo e a qualificação fiquei refletindo que todos ali estavam fora da escola. O prefeito enfatizou a oportunidade que estava sendo oferecida. Parabenizo o Aluisio pelo excelente trabalho a frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e toda a sua equipe pelo esforço empreendido, acredito que este projeto faz parte de uma revolução silenciosa que a educação é capaz de fazer na sociedade.
Matéria do Supercanal: As aulas do Projovem Urbano se iniciaram esta semana. O programa permitirá a conclusão do ensino fundamental e profissionalização de seus alunos.
Mais de 500 jovens adultos entre 18 e 19 anos que sabem ler mas não concluíram a oitava série. Este foi o público reunido no ginásio poliesportivo do Bairro Limoeiro na noite desta terça-feira (20/10) para a aula inaugural do ProJovem Urbano. Este é o programa do governo federal que, durante 18 meses, oferece aulas aos jovens de modo a concluírem o ensino fundamental e ainda se profissionalizarem nas áreas de construção civil, elétrica ou saúde, além de receberem uma bolsa de incentivo de 100 reais por mês.
O prefeito municipal João Bosco Pessine acredita que a sociedade como um todo se transformará a partir da implantação deste projeto, pois serão inseridas pessoas qualificadas no mercado de trabalho. “Estamos cumprindo nosso compromisso de inclusão e participação ativa da juventude. Agora eles poderão competir de igual no mercado de trabalho com maior qualificação. Isto vai reverter em crescimento para o município” – disse o prefeito.
A meta de 300 inscritos estabelecida pelo Ministério de Desenvolvimento Social foi ultrapassada. Para o sec. de desenvolvimento social, Aluísio Palhares, este é um sonho tornando-se realidade. Ele ainda deixou um recado para os jovens alunos, de que é preciso persistir. “Os jovens não podem parar no meio do caminho. Eles devem perserverar para alcançarem uma vida melhor”
E pela animação da aluna Aline da Silveira Costa perseverança é o que não lhe falta. Animada ela afirmou que enquanto puder continuará se qualificando. “É uma oportunidade maravilhosa. Espero ao fim de 18 meses poder pegar meu diploma e já ir trabalhar. Eu já fiquei muito tempo parada, agora é hora de ir em frente” – comemorou Aline.
Outro aluno, Joaquim Batista da Silva também não fica atrás. Ele ainda lembrou um ponto importante, de que, através dos estudos seria possível até mesmo escapar das drogas. “As aulas são uma porta de escape mesmo do mundo das drogas. É uma chance, um caminho para crescer na vida”.