quarta-feira, 14 de outubro de 2009

15 de outubro: DIA DO PROFESSOR

Hoje é o dia do professor. Quero prestar a minha singela homenagem para todos os professores que fazem desta profissão um instrumento de transformação social. Acredito que a educação perderia completamente o sentido se não houvesse o professor, porque ele faz a educação acontecer e ser possível. Não consigo imaginar como seria uma escola, uma cidade ou um país sem professores. Imagine como seria cada pessoa se apagássemos do seu conjunto de experiências humanas todos os seus professores, acho que seríamos muito pouco. Devo muito do que sou a todos os professores que passaram pela minha vida. Cada um contribuiu com o seu jeito e seu conhecimento para que eu me tornasse quem eu sou. Tenho certeza que se qualquer pessoa fizer uma reflexão passará a enxergar como é importante a participação dos professores na evolução de cada um.

Hoje é um bom dia para fechar os olhos e começar a lembrar de todos os seus professores, desde a primeira professora que ensinou o alfabeto, até aquela professora que te fez gostar de matemática, português, história, geografia, educação física, química ou física, ou ainda aquele professor que na faculdade nos fez apaixonar pela profissão que escolhemos. Lembrar dos professores que nos fizeram enxergar mais longe ou simplesmente ver o mundo de outra forma. As palavras de incentivo ou até mesmo repreensões necessárias que os professores usaram para nos fazer aprender mais. Um minuto de recordação vai demonstrar o quanto o dia de hoje é especial e importante. A maior recompensa de um professor é o reconhecimento dos seus alunos, ainda que tardia. Por isso, mesmo em silêncio e sem alardes, façamos este reconhecimento solitário, através da consciência de quem não pode agradecer pessoalmente aos mestres que nos tornaram melhor do que éramos, nos lapidando para enfrentar a vida. Um minuto para apenas desenhar em nossas mentes um pensamento positivo, um verdadeiro e sincero MUITO OBRIGADO.





Parabéns a todos os professores da nossa cidade, especialmente da rede municipal de ensino!