
A educação em pauta. Este blog teve o objetivo de divulgar ações da Secretaria Municipal de Educação de Caratinga e expor comentários, relatos e ideias.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
A dura realidade das prefeituras

quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Estudantes da zona rural serão avaliados pelo exame este ano

Caratinga conta com, aproximadamente, 40% dos alunos matriculados residentes em zona rural, por isto é importante atentar para a notícia divulgada pelo MEC. Fica claro que aumentar o IDEB este ano é um desafio ainda maior do que parecia, pois a prova brasil deve incluir a avaliação da zona rural. Aumentou a dificuldade, mas temos confiança no trabalho das Coordenadoras Pedagógicas, Diretoras e Vice Diretoras, Professoras, sem esquecer do papel família dos alunos exerce no desenvolvimento escolar. Não que os alunos da Zona Rural sejam inferiores, mas sabemos que na Cidade oferecer estrutura é mais fácil, além disso não existe dificuldades de transporte escolar ou interrupção de aulas devido a chuvas. Nossa meta é, pela primeira vez em Caratinga, alcançar uma nota superior a 4,0, ou seja, uma nota melhor do que todas as avaliações anteriores.
Site do MEC: "A terceira edição da Prova Brasil, que será aplicada entre 9 e 27 de novembro, vai avaliar pela primeira vez estudantes das escolas rurais do ensino fundamental. Participam da aferição alunos da quarta e da oitava séries (quinto ano e nono anos) das escolas públicas urbanas e rurais com 20 ou mais estudantes em cada uma dessas séries.
Conforme dados do último censo escolar, 5,5 milhões de estudantes do ensino fundamental farão a prova — 2,88 milhões da quarta série e 2,63 milhões da oitava. Esse conjunto de alunos estuda em 57.552 escolas públicas, das quais 46.972 estão na área urbana e 10.580 no campo.
Os testes abrangem língua portuguesa e matemática. Para a quarta série, são 22 questões de cada disciplina, divididas em blocos de 11 perguntas; para a oitava série, 26 questões por disciplina, em blocos de 13 arguições. O tempo para responder a cada bloco é de 25 minutos para ambas as séries.
Desde 2005, quando foi criada, a Prova Brasil define o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) por escola, por município, por estado e nacional. Em 2005, a média nacional do Ideb foi de 3,8 pontos, numa escala até dez. Em 2007, subiu para 4,2 pontos. A meta do Brasil é alcançar seis pontos em 2022, ano da comemoração dos 200 anos de independência. Seis pontos é o índice da educação dos países desenvolvidos.
De acordo com a coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Edna Martins Borges, como o Ideb orienta a definição, por prefeitos, governadores e Ministério da Educação, de políticas públicas para o ensino fundamental, é importante que as escolas se mobilizem para as provas. “O estudante é parte do retrato da educação brasileira. Se ele faltar à escola no dia do exame, o retrato ficará incompleto”, diz Edna".
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Gestão Financeira

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
O exemplo de Santa Luzia




sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Inauguração dos Escovódromos nas Escolas Municipais

Estou muito orgulhoso das nossas escolas poderem contar com escovódromos, um exemplo de parceria entre saúde e educação com o foco nas crianças. Escovar os dentes também az parte de uma educação completa que visa o bem estar dos nossos alunos. Veja as inormações coletadas pela Assessoria de Comunicação da PMC: ¨Três novos escovódromos foram inaugurados nessa quinta-feira (22), pela prefeitura de Caratinga. A obra facilitará o trabalho de prevenção bucal que é desenvolvido nas escolas municipais: Barquinho Amarelo, Bezerra de Menezes e creche Rosa Maria Martins.A inauguração faz parte da programação da Semana Odontológica em Caratinga.
Uma vez por semana, todos os alunos fazem a escovação e o bochecho com flúor. De acordo com a diretora do departamento, Michelle Grossi, com os escovódromos o trabalho de prevenção bucal ficará mais organizado, possibilitando os alunos a fazer uma higienização melhor. "A obra aparentemente pode ser simples, mais de muita importância, pois a prevenção é a melhor maneira de lidar com problemas dentários. As técnicas que realizam esse trabalho tinham dificuldade de executar o serviço, pois não tinha um local adequado. Agora as crianças terão mais um incentivo para cuidar dos dentes e da saúde da boca", disse Michelle.
A diretora da Escola Barquinho Amarelo, Eliete Maria de Souza Carvalho, disse estar satisfeita com o escovódromo. "Graças a Deus estamos recebendo o escovódromo. A higienização é coisa séria por isso importante que haja um local certo e que seja referência para fazê-la. Antes os alunos acabavam cuspindo nessa valeta, por falta de uma obra assim. Agora isso faz parte do passado e os alunos terão uma prevenção melhor", falou.
A ação foi realizada entre as secretarias de Saúde e Educação. "As escolas municipais realmente precisavam desses escovódromos e através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, foi possível realizar o trabalho. Nossos alunos merecem e estão recebendo nossa total atenção e dedicação", comentou a Superintendente Municipal de Ensino, Maria do Carmo Almeida.
De acordo com a coordenadora das equipes de Saúde Bucal, Maria de Lourdes Frutuoso, a inauguração dos escovódromos faz parte da programação da Semana Odontológica, que teve início no dia 19 de outubro com a campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal e encerrará amanhã (23), com um curso de capacitação para os profissionais de Odontologia, com o tema: Lesões Precursoras do Câncer Bucal. "Encerraremos nossas comemorações nessa sexta-feira. Até o momento todos os eventos acontecerão com sucesso. Nossa proposta com a Semana Odontológica é tornar visível para toda comunidade a importância da prevenção".
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
PROJOVEM URBANO

Mais de 500 jovens adultos entre 18 e 19 anos que sabem ler mas não concluíram a oitava série. Este foi o público reunido no ginásio poliesportivo do Bairro Limoeiro na noite desta terça-feira (20/10) para a aula inaugural do ProJovem Urbano. Este é o programa do governo federal que, durante 18 meses, oferece aulas aos jovens de modo a concluírem o ensino fundamental e ainda se profissionalizarem nas áreas de construção civil, elétrica ou saúde, além de receberem uma bolsa de incentivo de 100 reais por mês.
O prefeito municipal João Bosco Pessine acredita que a sociedade como um todo se transformará a partir da implantação deste projeto, pois serão inseridas pessoas qualificadas no mercado de trabalho. “Estamos cumprindo nosso compromisso de inclusão e participação ativa da juventude. Agora eles poderão competir de igual no mercado de trabalho com maior qualificação. Isto vai reverter em crescimento para o município” – disse o prefeito.
A meta de 300 inscritos estabelecida pelo Ministério de Desenvolvimento Social foi ultrapassada. Para o sec. de desenvolvimento social, Aluísio Palhares, este é um sonho tornando-se realidade. Ele ainda deixou um recado para os jovens alunos, de que é preciso persistir. “Os jovens não podem parar no meio do caminho. Eles devem perserverar para alcançarem uma vida melhor”
E pela animação da aluna Aline da Silveira Costa perseverança é o que não lhe falta. Animada ela afirmou que enquanto puder continuará se qualificando. “É uma oportunidade maravilhosa. Espero ao fim de 18 meses poder pegar meu diploma e já ir trabalhar. Eu já fiquei muito tempo parada, agora é hora de ir em frente” – comemorou Aline.
Outro aluno, Joaquim Batista da Silva também não fica atrás. Ele ainda lembrou um ponto importante, de que, através dos estudos seria possível até mesmo escapar das drogas. “As aulas são uma porta de escape mesmo do mundo das drogas. É uma chance, um caminho para crescer na vida”.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Computador portátil
sábado, 17 de outubro de 2009
Nova enquete

sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Aumento ameaçado

quarta-feira, 14 de outubro de 2009
15 de outubro: DIA DO PROFESSOR


Resultado da enquete
- Melhorar o salário dos professores........71%
- Aumentar o IDEB...................23%
- Diminuir o Analfabetismos......13%
- Construção de escolas...............7%
Observa-se que a questão salarial dos professores foi considerada como prioritária pelos participantes e a construção de escolas como o item com o menor número de votos. Realmente, melhorar o salário dos professores deve ser prioridade em qualquer política pública que busca a a qualidade na educação, entretanto as duas questões estão diretamente relacionadas. Veja que interessante: para aumentar o salário dos professores torna-se necessário aumentar os recursos repassados pelo governo federal através do FUNDEB. Os recursos do FUNDEB por sua vez, são vinculados ao número de alunos matriculados na rede e para aumentar o número de alunos é necessário a construção de novas escolas com infraestrutura adequada, afinal muitos alunos que poderáimos atender são atendidos pelo Estado por que não temos espaço nas escolas. Questões interligadas, mesmo que a percepção de prioridade seja tão diferente. Gostei da participação de daqueles que votaram, podem ter certeza que considerarei as opiniões no meu trabalho diário.
Vou pensar em uma nova enquete e coloco no ar até o fim de semana.
Simpósio: avaliar para melhorar

sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Escola Dr. Maninho

Repercussão do aumento

Se aprovado o projeto, a partir de 1º de janeiro de 2010, professores da Rede Municipal não receberão menos R$750,00
Professores de Caratinga poderão receber piso salaral de R$750,00 a partir de 2010
Na tarde desta terça-feira, o prefeito de Caratinga junto aos demais representantes dos órgãos municipais se reuniram para discutir o projeto que visa um aumento, a partir de 1º de janeiro de 2010, para o piso salarial dos professores de Caratinga. De acordo com Lei nº 11.738/2008, o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público de educação, com jornada de 40h, ficou definido em R$950,00. Tendo em vista a jornada de trabalho destes profissionais no município, que é de 24h semanais, o piso atual é R$530,00. Daí, a proposta do projeto apresentado é que, diante da Parcela Remuneratória Complementar, nenhum professor da Rede Municipal receba menos que R$750,00.
O Secretário de Educação de Caratinga, Pedro Leitão, destacou que para os professores que recebem mais de um salário o aumento será de 8% a mais, ou seja, o piso salarial passará para R$570,00. Já para aqueles que recebem o valor mínimo de R$530,00, o aumento será de, aproximadamente, 42%.
A intenção primordial desta proposta é valorizar a classe destes profissionais por meio de um olhar direcionado àqueles que ficaram sem atenção e incentivar a alfabetização como resultado final.
Este projeto de lei precisa ser enviado para aprovação até o fim do ano para entrar em vigor. O projeto foi apresentado agora pois visa o dia do professor que é comemorado na data 15 de outubro. A proposta motivadora pretende beneficiar todos os envolvidos diretamente no magistério.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Mec libera recursos do PDE para escola de Caratinga


terça-feira, 6 de outubro de 2009
Aumento para os professores

Música, dança e arte na rua: CDL e SME integrando comunidade e escola

domingo, 4 de outubro de 2009
Jung: Individuação e a educação infantil.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Gerenciamento da merenda escolar
