quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Escola Princesa Isabel


Uma escola que chega a fazer 100 anos é porque tem algo especial. É uma escola vencedora! Enfrentou e venceu todas as crises vividas na educação, venceu a especulação imobiliária que cada vez mais avança sobre espaços históricos da nossa cidade, venceu a falta de investimento na educação pública e a desvalorização social da escola como espaço de formação. Venceu a falta de iniciativa e a omissão de muitos que preferem deixar como está porque mudar e atualizar é penoso e gera muito trabalho. Venceu a falta de memória de uma sociedade que valoriza apenas o agora e o fulgaz e se esquece da importância do passado na construção da nossa história. Uma escola que chega aos 100 anos com pura vitalidade só poderia ter nome de princesa: Princesa Isabel. Escola pela qual passaram muitos filhos de Caratinga e que ainda hoje é fruto de disputa pelas poucas vagas disponíveis. Como é bom ver uma escola de 100 anos, tão jovem e renovada. Uma escola que mantém uma excelente qualidade de ensino e vários projetos que incrementam as suas atividades pedagógicas. Tenho muito orgulho de ter estudado na Escola Princesa Isabel, a primeira escola na qual estudei quando cheguei em Caratinga e tenho várias lembranças felizes desta época. O que ficou gravado na minha memória é o carinho com o qual fui recebido pelas professoras. Acho que o carinho sempre foi uma marca forte da Escola. Muito tempo depois pude contribuir com a escola através do Coral que leva o nome da minha avó. A Beatriz chegou a mim com uma proposta e quando ela disse que gostaria de homenagear uma ex diretora da escola que era a " Mariana Azevedo Leitão" não tive como não me envolver. Meu pai e tios também ficaram entusiasmados e a parceria rendeu um belo coral e até um cd gravado, além das inúmeras apresentações comandadas pela Kênia (veja a foto). Está de parabéns a Superintendência dirigida pela Rita e a sua equipe, a Diretora competente, Beatriz e a suas Vices, a Rosa e Angélica e todas as professoras e alunos. Meus parabéns também à professora Ivone, minha cunhada e defensora incondicional da escola. Merecem muitos parabéns todas as ex-diretoras e ex-professoras que fizeram parte desta história, todos os ex-alunos que estabeleceram uma relação de carinho e afeto com a escola. Está de parabéns a nossa cidade que soube preservar este belo monumento da educação. Enfim, estamos todos de parabéns! Não deixem de acompanhar as comemorações!