segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Informatização das escolas


Quando cheguei à Secretaria de Educação, tive sérias dificuldades em saber o número exato de escolas e alunos do sistema municipal de ensino. Para saber o número de alunos era preciso recorrer ao último relatório do censo escolar, um emaranhado de papéis arquivados em pastas na prateleira. Estava acostumado como Diretor de Instituição de Ensino Superior, monitorar informações através de um sistema de informação que me dava em tempo real o número de alunos das faculdades em formato de relatórios gerenciais. Como diziam os gurus da administração moderna: a tarefa de administrar é essencialmente processar informações. Como eu poderia fazer um planejamento da merenda escolar, uniforme, material didático, número de professores e funcionários, se as informações sobre o número de alunos matriculados nas escolas não estavam em minhas mãos quando precisava? No curso de administração aprendemos que as principais funções do administrador é planejar, controlar, decidir e coordenar, mas como executar isso sem informações fidedignas? Fizemos uma reunião com as secretarias escolares e lancei um enorme desafio: informatizar todas as escolas até o final do ano. Elas foram corajosas e aceitaram o meu desafio. Expliquei a importância de cada uma se envolver na alimentação do sistema e de vencer a rejeição inicial ao novo. O Cesar, responsável pelo departamento de informática da educação, e o pessoal da informática da prefeitura foram primordiais neste processo. Estabelecemos um cronograma e estabelecemos meta para cada escola. Hoje chamei o Cesar na minha sala e pedi um relatório. Fiquei muito satisfeito com o resultado, pois já estamos com metade dos alunos no sistema e já é possível visualizar os primeiros relatórios. Comecei a sentir modernidade na gestão pública. Estou animado e acredito que até o final do ano já poderemos ter uma rede municipal de ensino totalmente informatizada. Não será fácil, mas o importante é persistir. Isto vai facilitar todo o planejamento, controle, tomada de decisão e coordenação da educação municipal. Merecem destaque nesta tarefa, o apoio de informática da prefeitura e as corajosas secretárias que venceram o medo do novo e se lançaram no mundo informatizado. Com certeza a informatização vai significar maior eficiência, maior rapidez qualidade nas decisões que envolvem a educação.