terça-feira, 18 de agosto de 2009

Creches

A primeiras unidades de ensino que visitei depois de assumir a Secretaria de Educação foram as creches e Centros de Educação Infantil (CEIM). Antes eu nunca havia entrado em uma Creche e nem sabia como funcionava. Estudei as diretrizes nacionais sobre educação infantil, conversei com técnicos do MEC e profissionais da área. Fiz questão de conhecer todos os centros de educação infantil mantidos pela prefeitura. Percebi que estamos vivendo no meio de uma mudança de paradigma em relação à concepção destas unidades de ensino. Antes, as creches eram consideradas uma ação de Assistência Social, pois as mães precisavam trabalhar e não tinham com quem deixar as crianças. Hoje, todos os estudos demonstram a importância do aprendizado em todas as idades das crianças, principalmente na idade que compreende o período da educação infantil (0 a 6 anos). Todo o estímulo nesta idade tem reflexos durante toda a vida da criança, portanto torna-se necessário um projeto pedagógico que considere atividades de desenvolvimento do aprendizado já nos primeiros anos de vida. Implantamos na Secretaria uma coordenação pedagógica específica para os CEIM e definimos um projeto pedagógico para ser inserido na rotina diária de todas as unidades. A criança precisa ser cuidada e estimulada, pois isso pode representar um ganho enorme na sua vida escolar. Revimos a merenda dos pequeninos, pois eles precisam de mais refeições diárias. Aumentamos o número de monitores para definirmos um padrão mínimo de qualidade de atendimento. Além disso fizemos a primeira capacitação exclusiva para os monitores e professores de educação infantil. Foi um sucesso! Elas se sentiram inseridas dentro de um projeto educacional consistente e começaram a entender como funcionava ou deveria funcionar um Centro de Educação Infantil. Além disso, o número de acidentes com crianças nas creches diminuiu significativamente e tive notícias de que as crianças estão até ganhando peso. Esta mudança necessita de investimento e sensibilidade do governo. Sensibilidade não falta ao governo e dinheiro procuramos racionalizar. Já enviamos para Brasília projeto de construção de creches e já mudamos duas de endereço para atender melhor as crianças. Aos poucos as coisas vão melhorando. Para quem ainda não conhece uma creche ou um CEIM, indico que faça uma visita, que sinta a magia que existe em uma escola com as crianças tão pequenas. Elas são lindas! Acredito que podemos ver nelas o significado e o sentido do nosso trabalho. É incrível sentir a energia das crianças! Carinhosas e sinceras, elas representam o que há de melhor em nossa humanidade.