sexta-feira, 23 de abril de 2010

Notícias



Tempo corrido, muitas coisas e estive meio afastado do blog. Tentarei fazer uma atualização.






Projeto Leitura Viva


Lançamos o projeto Leitura Viva no calçadão e aproveitamos para comemorar o dia nacional do livro infantil. A Maristela coordenou as atividades. Envolvemos diversas escolas nas apresentações e também a sociedade através das doações de livros. Conseguimos mais de dois mil livros para as bibliotecas municipais, uma grande contribuição. Instituímos o dia da leitura em que cada escola escolhe um dia da semana para que a leitura seja prioridade. A nossa nota de português já melhorou do primeiro para o segundo semestre de 2009, com este projeto acredito que podemos melhorar ainda mais. As bibliotecas estão sendo reestruturadas e ganhando mais acervo e estrutura. A consulta aos livros da biblioteca pública já está disponível on line. O Ziraldo já disse que "ler é mais importante do que estudar" e o Monteiro Lobato em frase célebre concluiu: "Um país se faz com homens e livros". Vamos colocar as nossas crianças para ler mais e ter prazer na leitura.


Escola Estadual Abandonada

No bairro Belverdere existe uma escola estadual com ótima estrutura, mas que está abandonada e sem finalidade. Fizemos contato com o estado diversas vezes, sem sucesso. Agora com o apoio da Rita conseguimos encaminhar documentação e em breve poderemos tomar posse do imóvel. Estive lá com o Prefeito e ele ficou entusiasmado em restaurar a escola e dar uma destinação educacional. Apesar do mato ao redor, a estrutura está excelente e será um importante espaço para fortalecimento da rede municipal, a ideia é fazer de lá uma escola modelo de tempo integral.


Combate a Evasão Escolar e Atos de Indisciplina


Com a participação do Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Conselho da Criança e Adolescente, Superintendência regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação, foi lançado um programa de combate a evasão escolar e atos de insdisciplina nas escolas de Caratinga. Assinamos um termo de compromisso com a presença do Prefeito e o Promotor para que os alunos que faltem mais de cinco dias na escola seja notificado e tenha acompanhamento do Conselho Tutelar, Polícia Militar, Assitentes Socais e MP para que possamos evitar que as crianças deixem as escolas. A participação dos pais é fundamental. No Brasil de cada 100 crianças que entram na escola somente 5 completam o ensino fundamental. Criança que sai da escola fica vulnerável a entrar para criminalidade. Todos juntos no combate a evasão escolar, um movimento que começou há mais de um ano e agora entra na fase de execução.




Passe Transporte

Através da mobilização dos estudantes, a participação da Câmara e Prefeitura Municipal, conseguimos viabilizar mais 100 passe transporte de 50% para os alunos do município. A Viação Rio Doce se comprometeu ainda a conceder 25% para os alunos que não se enquadrarem nos critérios de distribuição do passe transporte. Um grande avanço para os alunos que utilizam transporte público. Todos saíram ganhando!




Santo Antônio do Manhuaçu


Amanhã inauguraremos a restauração da Biblioteca Pública do Distrito e as novas instalações da Escola Municipal Colibri. Estive lá esta semana a e pude acompanhar o movimento que estamos conseguindo fazer. As crianças estarão muito melhor atendidas. O Rinaldo se empenhou muito para que pudéssemos inaugurar a Biblioteca e a Nova Escola.




Inclusão Digital

Já encaminhamos um modelo de Edital para licitarmos um projeto de inclusão digital nas escolas Municipais. Vários computadores novos chegaram e estamos instalando os laboratórios. Assim que concluir a licitação começaremos as aulas.

Alfabetização Nota 10


Estamos colocando em prática o maior programa de alfabetização do município dos últimos anos. Aumentamos as vagas do PBA de 200 para 1500 e agora incluímos também o programa estadual de alfabetização Nota 10. A Andreza acompanha a execução e deveremos entregar amanhã certificados e premiação para as escolas que captaram mais alunos. Já estamos alfabetizando três vezes mais alunos por ano.


Diários Informatizados

Segunda-feira vamos entregar os primeiro diários informatizados da rede municipal. Um avanço na gestão e no registro escolar das escolas. Agora todos os alunos estão cadastrados no sistema e em breve não existirá mais diários manuais que geram re-trabalho e possibilitam erros e demora no acesso a informação. O nosso registro escolar entra para era digital, orgulho para a rede municipal. Agradeço especialmente a Maria de Lourdes e as Secretárias das escolas.