sexta-feira, 2 de abril de 2010

Educação em evolução


Como podemos perceber o que está acontecendo na educação municipal? Somos treinados a perceber a tudo desde pequeno com a supremacia da visão, confiamos no que vemos em primeiro lugar. Entretanto, na educação o verdadeiro impacto muitas vezes não pode ser visto. Conseguimos ver construções novas e campanhas de publicidade, mas não podemos apenas com a visão perceber a melhoria do ensino, do projeto pedagógico, da capacitação de professores e do cuidado com as crianças na educação infantil. Não canso de repetir que a educação do município é um desafio constante e um trabalho que sempre será inconcluso porque a educação é assim, um processo contínuo e permanente. Neste um ano e dois meses, eu e a minha equipe procuramos evoluir o que estava posto.

Muitos já fizeram pela educação do município e ainda falta muita coisa para fazer, mas o que nos dá força para continuar a caminhada é justamente quando olhamos para trás. Quando chegamos, pouco mais de duas mil crianças eram transportadas pelo sistema de transporte escolar em 24 rotas, hoje são mais de quatro mil (4.217)alunos em 54 rotas. O que acontecia com essas duas mil crianças que antes não tinham acesso ao transporte escolar? Como era o dia a dia dos alunos que moravam distante da escola e tinham que ir a pé? Está certo que isto custa dinheiro, mas é inegável a evolução do que aconteceu. Carros novos, aprovados por todos critérios de segurança e contratados de forma legal fazem o transporte escolar hoje no município. E as creches? Tentem imaginar como funcionava uma creche sem coordenação pedagógica que pudesse orientar sobre o trabalho que era desenvolvido nas unidades educacionais, sem monitores com acesso a capacitação que trabalhavam oito horas por dia, sendo que cada um era responsável em média por mais de 13 crianças. Dá para imaginar? Hoje a rede aumentou em mais de 40% o número de monitores, portanto existem muito menos crianças por monitores o que significa cuidado maior. A média está entre oito e nove crianças por monitor e ainda reduzimos a carga horária diária porque entendemos que para ter mais qualidade devemos melhorar a condição de trabalho daqueles que são responsáveis por cuidar das nossas crianças, qualquer um sabe o quanto cuidar de criança nos exige paciência e dedicaÇão. A nova rotina pedagógica nas creches faz parte de um projeto de colocar a educação infantil em acordo com as diretrizes nacionais, um espaço não só para tomar conta de crianças, mas para desenvolver habilidades. Estas mudanças produzem resultados imediatos, mas somente iremos perceber os reais benefícios a longo prazo. Serão crianças que irão aprender mais rápido e se desenvolverem melhor em todos os sentidos. Aumentamos a merenda em 42% do que era distrubuído antes, então fico imaginando o que acontecia antes com esta falta. Impantamos pela primeria vez uma avaliação interna do aprendizado de português e matemática de todas as turmas da rede municipal, verificamos que o aprendizado, em média, melhorou mais do que 16% de um semestre para outro. Qualquer gestor sabe que somente é possível gerenciar o que se mede, como antes não tínhamos esta medida interna ficava difícil gerenciar os resultados pedagógicos. Como saber onde agir, o que corrigir e o que estava dando certo? Resultados pedagógico não se mede com beleza dos cartazes que enfeitam a escola ou das festas comemorativas, mas sim através do aprendizado efetivo dos alunos. Tenho certeza de que o nosso esforço se reverterá na melhoria do IDEB que está abaixo da média, regional estadual e nacional. Atualmente os professores tem três vezes mais horas de capacitação do que antes e a cada participação eles ganham um certificado. Investir em professores nunca é demais, mas triplicar cursos demonstra o quanto evoluímos. Não podemos deixar de dizer na própria modernização da gestão. Quando chegamos, nem na sala do gabinete do secretário havia computador. Imaginem a dificuldade de comunicação que existia em um mudo permeado pela internet e tecnologias digitais. Hoje, cada escola possui email próprio e a comunicação é muito mais ágil e eficiente. Além disso, todas secretarias de escolas foram informatizadas. Antes para conseguir a lista de alunos das escolas era um martírio. Chegavam listas manuais sem nenhuma confiabilidade. Cada hora me apresentavam números e informações diferentes. Hoje, de qualquer ponto de acesso a internet podemos consultar a lista de alunos que qualquer escola da rede municipal, conseguimos ter acesso rápido ao número de turmas, nome dos alunos, endereço, nome dos pais, rendimento escolar, etc. A rede municipal já vai começar a imprimir os diários informatizados. Já imaginou o trabalho que era fazer dos os registros de forma manual? Agora, eles poderão ser impressos direto do computador. Iniciamos a educação integrada e conseguimos ter centenas de crianças com atividades no contra turno, muitas delas vagavam pelas ruas e agora tem atividades recreativas e educativas. Professores que ganhavam quinhentos e trinta reais começaram a receber a remuneração mínima de setecentos e cinquenta reais, pode ainda ser pouco, mas muito melhor do que estava vigente. A campanha do analfabetismo zero conseguiu mais que triplicar o número de alunos que começaram a ler e escrever no município, ampliamos de 200 vagas para 1500 vagas no Programa Brasil Alfabetizado.

Enfim, essas coisas são difíceis de enxergar no dia a dia, mas educadores com sensibilidade percebem que a educação está evoluindo. Tenho consciência que muita coisa ainda precisa ser feita, muita coisa mesmo. Não somos melhores do que ninguém e também temos acertos e erros. Entretanto o que nos dá força e motivação para enfrentar os inúmeros desafios é quando olhamos para trás e enxergamos que a educação está avançando e evoluindo. Muitas pessoas preferem enxergar o que está faltando, o que é compreensível e necessário na gestão pública. Cada um pode direcionar o olhar para a direção que quiser. Eu prefiro mesclar o que falta com o que já foi feito para dar sentido ao nosso esforço. É importante ter olhar sobre o que falta, mas também sobre o que foi realizado. O que dá sentido a nossa vida é o que conseguimos produzir e na educação às vezes fica difícil ver a produção, daí a importância de falar, escrever e demonstrar o que estamos produzindo.

Boa Páscoa!