sexta-feira, 9 de abril de 2010

Alfabetização Matemática





O Brasil tem um dos piores desempenho no ensino da Matemática mensurado pelo teste PISA (program for international student assessment ou traduzindo programa internacional de avaliação dos estudantes). Em um ranking com 56 países, o nosso país ocupa a 53 posição, ficando atrás de países como a Colômbia, Tunísia e Jordânia. Como se não bastasse o nosso desempenho pífio e vergonhoso, ainda estamos piores em relação as avaliações passadas. Os estudiosos apontam a metodologia do ensino de Matemática vigente e a falta de capacitação dos professores dentro de uma lógica que o conteúdo faça sentido para o aluno como as causas principais deste resultado.








"Há muito se discute a concepção tradicionalista de ensino e sua ênfase em uma Matemática excessivamente abstrata, formal, mecanizada, expositiva e descontextualizada. No entanto, ela constitui ainda a concepção adotada por boa parte dos professores, pais e pela sociedade de maneira geral, e domina, em grande parte, livros, programas e ações em sala de aula. Diante desta perspectiva, os alunos apresentam um bloqueio cada vez maior em relação ao conhecimento matemático."








Um primo meu que mora fora do país me enviou email dizendo desta preocupação sobre o ensino da matemática e citou inclusive que lá nos Estados Unidos os Indianos, Coreanos, Chineses e Japoneses que possuem tradição nas habilidades matemáticas estão conseguindo os melhores postos de trabalho. O raciocínio lógico é fruto do ensino da matemática. A tecnologia da informação que congrega as maiores oportunidades de crescimento do mercado é baseada na matemática. Até a música tem relação com a matemática. Por isso, decidimos implantar um programa de alfabetização da matemática na rede municipal. Temos especialistas que estão sintonizados com o que existe de mais novo na pedagogia do ensino da matemática, inclusive são chamados para ministrarem cursos em diversas cidades. Aproveitamos os nossos talentos para formular um programa de capacitação que possa transformar o aprendizado dos alunos em algo que faça sentido e se torne eficiente na sala de aula. Batizamos este programa de PROMAT que envolve os professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal. A nossa expectativa é de que possamos em Setembro realizar um seminário para que cada professor apresente a sua experiência de apresentação dos resultados. vamos acompanhar também, a partir da avaliação interna, como os alunos estão recebendo estas novas metodologias e qual o impacto no aprendizado. Acredito que reforçando a base podemos construir grandes coisas e a base da educação básica é o português e a matemática. Sem a base não podemos avançar. Com a base bem feita podemos ir muito além.