sexta-feira, 26 de março de 2010

Talentos escondidos


A imagem que prevalece é de que na prefeitura existem somente pessoas "encostadas" que não gostam de trabalhar e que só sabem fazer politicagem no ambiente de trabalho. Existe ainda a crença de que não há competência técnica e gerencial dentre os servidores efetivos, muito menos existe sensibilidade social nos funcionários de carreira na administração pública.


Tenho conhecido muita gente que desmente estas afirmações e desmontam a crença estabelecida. Existe muita gente boa na prefeitura, quando digo "boa" não é no sentido de ser uma pessoa agradável de bom papo, mas sim de pessoa qualificada, com competência e visão da coisa pública. Existe um grupo selecto de pessoas que não pertecem a partidos, grupos políticos, ou a administrações que dão um exemplo de dedicação ao serviço público. Pessoas que zelam pela prefeitura e sentem indignados quando as coisas não são feitas corretamente, mas também vibram quando algo é feito dentro dos princípios de eficiência e sensibilidade social. Pena que estou falando de um grupo que poucas vezes aparece, alguns nunca tiveram a possibilidade de emitir a sua opinião. Enxergo também que eles compartilham a mesma visão, princípios e motivação, mas estão fragmentados, perdidos na estrutura. Sei que muitos dos que conheço, não conversam entre eles e, por isso, não sabem desta afinidade. Existem pessoas que com um pouco de espaço e valorização conseguem fazer muito melhor do que os melhores consultores de administração pública que existem, pois fazem o que fazem pelo prazer de ver o certo ser realizado. Gostam de trabalhar na Prefeitura e se fossem pensar no salário ou no ambiente de trabalho já teriam deixado o ofício em busca de uma carreira melhor, mas continuam firme, independente do momento ou circunstâncias. São pessoas de coração bom, com propósitos firmes e que servem em primeiro lugar à administração pública.

Pena que eles não são a maioria, mas não sabem a força que possuem. Afinal, como dizia o meu saudoso avô Rev. Uriel: "A força de um Homem não é física nem intelectual, a força de um homem está no seu caráter". Eles servem como inspiração a todos que acreditam que vale a pena servir a sua comunidade, independente do que aconteça. Muitas vezes é preciso ter força de remar contra a maré para se chegar aos objetivos e vejo nos bravos e fartos exemplos que temos na Prefeitura Municipal de Caratinga, que não importa a força da correnteza da falta de compromisso de alguns, ou interesse estritamente financista de outros que eles continuarão remando. Esta postagem é dedicada a todos os servidores públicos que fazem o seu serviço com dedicação e competência, conheço alguns e tenho certeza de que existem outros que ainda não conheço. O meu agradecimento sincero por fazer mais do que esperam que vocês façam. Mesmo que este esforço não seja reconhecido como deveria, saiba de que vale a pena fazer a diferença.