sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Resultado de Caratinga no PROALFA

Participei de uma reunião com vários Secretários de Educação para apresentação dos resultados preliminares do Proalfa, promovida pela equipe da sexta Superintendência. Reunião produtiva e esclarecedora. O Proalfa é uma avaliação promovida pelo Governo do Estado e tem o objetivo de mensurar o desempenho das escolas e alunos em relação ao processo de alfabetização. Segundo a SEE, “Além de avaliar os sistemas de ensino, o Proalfa gera indicadores que permitem a identificação do grau de leitura e escrita por rede de ensino, região do Estado, município, escola e até por aluno, o que possibilita inclusive a análise e a intervenção pedagógica individual nas escolas”.


Nosso resultado melhorou, passamos de 519 para 525 na pontuação do indicador relativo a rede municipal de Caratinga, estamos acima da média da Superintendência e do Estado. Foram avaliadas 24 escolas, 17 obtiveram melhora na avaliação em relação a 2008, e 7 tiveram redução. Entretanto, mesmo com a melhora da avaliação, não podemos comemorar. Ainda mantivemos 50% dos alunos com baixo desempenho na avaliação anterior, no mesmo patamar, apesar de subir de 15% para 17% os alunos que alcançaram o melhor índice. Os resultados demonstram que a educação municipal está melhorando, mas que precisamos instensificar ainda mais o trabalho pedagógico em relação a Alfabetização das crianças e redefinir estratégias para tirar os nossos alunos da condição de baixo desempenho. Esta é uma preocupação também da superintendência regional de ensino. Os resultados servirão de base para o planejamento de 2010 e para reflexão da equipe pedagógica sobre a prática realizada nas escolas este ano. Será possível analisar o resultado de cada escola e de cada aluno que participou da avaliação com objetivo de elaborar um plano de intervenção.
Muita gente, não concorda com avaliações numéricas de desempenho da educação, alegando que trata-se de um processo complexo que, por isso não tem como reduzir a números indicadores. Concordo em parte, porque realmente a educação é composta de vários fatores que extrapolam o desempenho dos alunos em provas objetivas, mas o importante não é o número em si, e sim os caminhos que eles apontam e as atitudes que são tomadas a partir destes indicadores. Eles são apenas referenciais para que possamos refletir sobre o que foi feito e promover mudanças necessárias no planejamento pedagógico para que o trabalho futuro seja melhor. Em momento oportuno estaremos nos reunindo com a equipe pedagógica e as diretoras de escola para apresentar os resultados de forma detalhada, com a evolução de cada turma, mas de antemão parabenizo a todos que participaram desta evolução.