Participei de uma reunião com vários Secretários de Educação para apresentação dos resultados preliminares do Proalfa, promovida pela equipe da sexta Superintendência. Reunião produtiva e esclarecedora. O Proalfa é uma avaliação promovida pelo Governo do Estado e tem o objetivo de mensurar o desempenho das escolas e alunos em relação ao processo de alfabetização. Segundo a SEE, “Além de avaliar os sistemas de ensino, o Proalfa gera indicadores que permitem a identificação do grau de leitura e escrita por rede de ensino, região do Estado, município, escola e até por aluno, o que possibilita inclusive a análise e a intervenção pedagógica individual nas escolas”.
Nosso resultado melhorou, passamos de 519 para 525 na pontuação do indicador relativo a rede municipal de Caratinga, estamos acima da média da Superintendência e do Estado. Foram avaliadas 24 escolas, 17 obtiveram melhora na avaliação em relação a 2008, e 7 tiveram redução. Entretanto, mesmo com a melhora da avaliação, não podemos comemorar. Ainda mantivemos 50% dos alunos com baixo desempenho na avaliação anterior, no mesmo patamar, apesar de subir de 15% para 17% os alunos que alcançaram o melhor índice. Os resultados demonstram que a educação municipal está melhorando, mas que precisamos instensificar ainda mais o trabalho pedagógico em relação a Alfabetização das crianças e redefinir estratégias para tirar os nossos alunos da condição de baixo desempenho. Esta é uma preocupação também da superintendência regional de ensino. Os resultados servirão de base para o planejamento de 2010 e para reflexão da equipe pedagógica sobre a prática realizada nas escolas este ano. Será possível analisar o resultado de cada escola e de cada aluno que participou da avaliação com objetivo de elaborar um plano de intervenção.
Muita gente, não concorda com avaliações numéricas de desempenho da educação, alegando que trata-se de um processo complexo que, por isso não tem como reduzir a números indicadores. Concordo em parte, porque realmente a educação é composta de vários fatores que extrapolam o desempenho dos alunos em provas objetivas, mas o importante não é o número em si, e sim os caminhos que eles apontam e as atitudes que são tomadas a partir destes indicadores. Eles são apenas referenciais para que possamos refletir sobre o que foi feito e promover mudanças necessárias no planejamento pedagógico para que o trabalho futuro seja melhor. Em momento oportuno estaremos nos reunindo com a equipe pedagógica e as diretoras de escola para apresentar os resultados de forma detalhada, com a evolução de cada turma, mas de antemão parabenizo a todos que participaram desta evolução.
Muita gente, não concorda com avaliações numéricas de desempenho da educação, alegando que trata-se de um processo complexo que, por isso não tem como reduzir a números indicadores. Concordo em parte, porque realmente a educação é composta de vários fatores que extrapolam o desempenho dos alunos em provas objetivas, mas o importante não é o número em si, e sim os caminhos que eles apontam e as atitudes que são tomadas a partir destes indicadores. Eles são apenas referenciais para que possamos refletir sobre o que foi feito e promover mudanças necessárias no planejamento pedagógico para que o trabalho futuro seja melhor. Em momento oportuno estaremos nos reunindo com a equipe pedagógica e as diretoras de escola para apresentar os resultados de forma detalhada, com a evolução de cada turma, mas de antemão parabenizo a todos que participaram desta evolução.