domingo, 29 de novembro de 2009

Navegando

Existem posições privilegiadas para ver a paisagem. Na educação municipal, o lugar de Secretário de Educação permite uma visão geral do que acontece. Sempre fui muito observador, gosto de ver e enxergar o que existe por trás das coisas, uma mania incessante. As vezes posso parecer meio disperso, mas nunca deixo de formar a minha opinião sobre as pessoas ao meu entorno e os acontecimentos. Posso adiantar que felizmente vejo mais coisas positivas do que o contrário, talvez seja porque sempre dou mais atenção naquilo que pode gerar frutos e contribui para que as coisas positivas aconteçam. Acredito que a nossa energia deve estar focada em resultados. Entretanto também vejo, percebo e identifico entraves ao trabalho que precisam ser removidos. Algumas atitudes apenas dificultam a atingir os resultados. Não preocupo mais do que o necessário com isso porque sempre acredito na força que envolve o que é positivo. Muitas vezes as barreiras simplesmente desaparecem sem que a gente tenha que ficar pensando em como remove-las, outras vezes entendemos mais tarde a importância de certos acontecimento que servem para que o resultado seja ainda melhor do que planejamos inicialmente. Apesar de não ser um frequentador assíduo de igreja, tenho uma fé inabalável de que o fluxo da vida sempre nos conduz a um caminho melhor. A fé sempre me ajuda, em todos os momentos.


Existem muitas pessoas que admiro pelas atitudes e demonstração de compromisso, mas por falta de oportunidade ou momento não consigo dizer da minha admiração. Na educação existe muita gente boa, comprometida e amiga, a maioria. Eu me sinto bem no meio do pessoal da educação porque compartilhamos a paixão pelo ensino e a vontade de melhorar o que está posto. Existem na educação muitas guerreiras que lutam diariamente para fazer a educação melhor, custe o que custar. Elas são um exemplo que me inspiro no dia a dia. Do meu lugar vejo também que as vezes são dadas às picuinhas muito mais importância do que elas realmente representam, mas não fico impaciente com isso, faz parte. Vejo que que as divisões não são tão grandes quanto parecem ou deveriam ser, afinal estamos todos no mesmo barco. O barco da educação para navegar não depende de vento para ir adiante, depende da união, mãos dadas, solidariedade, ideal, vontade, crença no futuro. Olho para trás e vejo o quanto já navegamos, quantas ondas superadas, quantas tempestades vencidas, sim navegamos bem até aqui. Estamos mais fortes! Olho para frente com otimismo e percebo que o barco irá navegar ainda mais rápido e seu casco está mais forte do que antes. Mérito de todos, das serventes, secretárias, monitoras, motoristas, vigias, funcionárias, professoras, coordenadoras, diretoras.