segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fortalecimento da rede municipal: uma estratégia possível

Depois de quase um ano a frente da Secretaria Municipal de educação, algumas coisas vão clareando, a nebulosidade inicial vai dissipando e consigo ter a noção dos caminhos possíveis para o fortalecimento da rede municipal. Hoje, a minha ligação com as escolas, professores e funcionários da educação municipal é muito forte. Tenho um carinho e uma admiração enorme por todos que se dedicam diariamente ao aprendizado das nossas crianças. Caratinga ainda não conhece com profundidade o que representa a luta destes profissionais, muitos ainda não tem o reconhecimento que merecem. A cada dia de dificuldades, me inspiro no trabalho das verdadeiras educadoras e na alegria das crianças que ajudam as nossas escolas serem especiais. Tenho me dedicado muito em melhorar a educação municipal, penso nisso quando estou na Secretaria ou não. Esta é a minha obsessão. Muitos me perguntam se quero ser candidato no futuro ou se tenho pretensão política. Eu acabo frustrando com a minha resposta de que não penso, nem nunca pensei nesta possibilidade. Isso não significa que eu não queira fazer um bom trabalho, deixar as marcas da minha contribuição. Gosto muito de atuar na educação, é o que eu sei fazer na vida e a única certeza que eu tenho é de que estarei na área da educação até morrer. A educação é o que dá sentido a minha vida, não importa se estou como professor, diretor ou Secretário de Educação.
Como educador fico pensando em como fortalecer a rede municipal, como administrador busco estratégias possíveis. Vejo que o nosso maior desafio é aumentar o número de alunos, porque somente com mais alunos conseguiremos aumentar os recursos do FUNDEB e ampliar a atuação da rede municipal. Depois de um estudo detalhado fiquei espantado em perceber que o Estado atende hoje mais quatro mil alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Nada contra o Estado que desenvolve um trabalho competente na educação em Caratinga, mas se caminharmos para divisão de responsabilidades em que os anos iniciais pertence ao município e os anos finais ao estado veremos que é preciso considerar um planejamento para atender no futuro esta demanda. Somente nos preparando para esta ampliação poderemos pensar em incrementar e fortalecer a rede municipal. Já conversei com a Rita sobre o assunto e ela também considera que este processo será natural. Entretanto para atender a demanda, a rede municipal precisa tomar providências, como reforçar a capacitação, estabelecer uma avaliação própria, monitorar os resultados educacionais, criar um sistema de gerenciamento das escolas, informatizar e ainda ampliar a infraestrutura física em pontos estratégicos. Existem três áreas da cidade que precisamos de novas escolas com estrutura adequada: Centro, Rua da Piedade e Bairro Santo Antonio. Escolas com um padrão de alto nível, adequado ao ensino dos anos iniciais. Escolas adaptadas para as crianças, com espaço pensado para propiciar o melhor aprendizado possível. A minha angustia e ansiedade é saber o que precisa ser feito, mas não ter o poder de fazer porque dependemos da burocracia e principalmente de recursos financeiros. Estou determinado a seguir a estratégia de crescimento da rede municipal, mas sei que não será fácil. Registro aqui os meus pensamentos para que também possa auxiliar no futuro a todos que desejarem fortalecer a rede municipal.