quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Melhorou a avaliação de desempenho dos alunos


Neste ano realizamos duas avaliações internas de todas as turmas da rede municipal. Uma avaliação que levou em consideração os descritores, ou seja, as diretrizes do conteúdo programático a ser trabalhada em cada faixa etária dos alunos. Este processo soma-se a outras avaliações como Proalfa, Proeb, Prova Brasil e IDEB. A avaliação é essencial na educação como forma de reavaliar o que está sendo feito e definir um planejamento pedagógico acertado com objetivo de aumentar o aprendizado dos alunos. Avaliação é como o painel de instrumentos de um veículo, como poderíamos dirigir sem saber a velocidade, o nível de combustível e a temperatura? Elas permitem sintetizar em indicadores um quadro da realidade que possamos atuarna educação. É a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação desenvolve um modelo próprio para fazer uma avaliação completa do desempenho escolar dos alunos, um trabalho muito bem realizado pela equipe pedagógica.


O resultado traz revelações importantes, demonstra avanços e também indica preocupações. No geral, a nota de 0 a 100, considerando a média de todos os alunos da rede municipal subiu de 62,81 no primeiro semestre para 73,04 no segundo semestre, um aumento de 16%. De todas as escolas avaliadas, somente duas tiveram nota inferior a 60 no segundo semestre. As notas de português são melhores do que matemática e demonstram a necessidade de reforçar o ensino de Matemática na rede municipal, talvez inovando no método didático e capacitando as professoras. A turma inicial e intermediaria tiveram bons desempenho, mas as turmas conclusivas, na média, tiveram baixo desempenho se comparado com a nota geral. A maior parte das escolas conseguiram melhorar o desempenho do primeiro para o segundo semestre, ficando evidente o esforço pedagógico ao longo do ano de 2009.


Este ano já conseguimos ter uma pequena melhora no proalfa, melhoramos também de acordo com a nossa avaliação interna e esperamos um resultado positivo no IDEB e Prova Brasil. Estes números são indicadores importantes porque nos dão a confiança de que podemos afirmar que os alunos da rede municipal estão aprendendo mais e isso é o que verdadeiramente importa.