
Neste ano realizamos duas avaliações internas de todas as turmas da rede municipal. Uma avaliação que levou em consideração os descritores, ou seja, as diretrizes do conteúdo programático a ser trabalhada em cada faixa etária dos alunos. Este processo soma-se a outras avaliações como Proalfa, Proeb, Prova Brasil e IDEB. A avaliação é essencial na educação como forma de reavaliar o que está sendo feito e definir um planejamento pedagógico acertado com objetivo de aumentar o aprendizado dos alunos. Avaliação é como o painel de instrumentos de um veículo, como poderíamos dirigir sem saber a velocidade, o nível de combustível e a temperatura? Elas permitem sintetizar em indicadores um quadro da realidade que possamos atuarna educação. É a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação desenvolve um modelo próprio para fazer uma avaliação completa do desempenho escolar dos alunos, um trabalho muito bem realizado pela equipe pedagógica.
O resultado traz revelações importantes, demonstra avanços e também indica preocupações. No geral, a nota de 0 a 100, considerando a média de todos os alunos da rede municipal subiu de 62,81 no primeiro semestre para 73,04 no segundo semestre, um aumento de 16%. De todas as escolas avaliadas, somente duas tiveram nota inferior a 60 no segundo semestre. As notas de português são melhores do que matemática e demonstram a necessidade de reforçar o ensino de Matemática na rede municipal, talvez inovando no método didático e capacitando as professoras. A turma inicial e intermediaria tiveram bons desempenho, mas as turmas conclusivas, na média, tiveram baixo desempenho se comparado com a nota geral. A maior parte das escolas conseguiram melhorar o desempenho do primeiro para o segundo semestre, ficando evidente o esforço pedagógico ao longo do ano de 2009.
Este ano já conseguimos ter uma pequena melhora no proalfa, melhoramos também de acordo com a nossa avaliação interna e esperamos um resultado positivo no IDEB e Prova Brasil. Estes números são indicadores importantes porque nos dão a confiança de que podemos afirmar que os alunos da rede municipal estão aprendendo mais e isso é o que verdadeiramente importa.