segunda-feira, 31 de maio de 2010

Novo modelo pedagógico


A educação básica brasileira urge por um novo modelo pedagógico que envolva mais os alunos com o aprendizado. Não é uma tarefa fácil e dentro das dimensões e dos desafios do nosso município, conseguimos ter a noção de que esta tarefa não é nada simples. Mudança requer alteração de um estado confortável rumo a um caminho de incertezas, isso atordoa qualquer ser humano em qualquer atividade profissional ou pessoal. Por que temos de repetir antigas fórmulas e fazer sempre da mesma maneira? Qual o risco de inovar e experimentar novas abordagens pedagógicas? Por que não criar a partir das dificuldades que enfrentamos diariamente? A realidade está mudando rápido e necessita de disposição para novas perspectivas educacionais. Precisamos estudar mais e nos apropriar dos recursos da pedagogia, mas nada adiantará se nos acovardarmos e preferir a repetição que nos cega e nos robotiza diante dos desafios de aprendizado dos alunos. E a Coordenação Pedagógica, o que pode fazer neste contexto? Quais instrumentos, orientações e planejamentos podem interferir neste processo? Que tipo de contato humano gera a energia necessária para começar esta mudança e quais são as atitudes que precisamos? Perguntas pertinentes.
Nós educadores precisamos mais do que denunciar as faltas, lacunas e injustiças. Chegou a hora de querer assumir o comando do processo educacional, sem esperar receitas a serem seguidas. Fazer aquilo que deve ser feito, não importando o desacreditar dos outros, mas sim o "sentido" que aquela ação ou atitude produz em nosso íntimo. Combina com o que acreditamos, então estamos no caminho certo? Incomoda, aí deve ser repensado. Precisamos deixar mais claro o que desejamos de cada professor, medir o esforço de cada um, premiar aqueles que merecem e orientar os que não conseguiram. Fazer a roda girar na direção certa, priorizando a interação humana entre aluno e professor, entre aluno e colegas, como um momento especial em que o conhecimento aflora e sedimenta. Acho que podemos mais na educação, principalmente no que diz respeito ao modelo pedagógico.