sábado, 27 de novembro de 2010

Obrigado

Nunca vou esquecer do carinho, respeito e companheirismo de todos. Grande abraço!

Obrigado Caratinga!

Fui chamado a aceitar novos desafios na área educacional e, infelizmente, tornou-se incompatível a minha permanência à frente da Secretaria Municipal de Educação - SME.

Sinto um orgulho imenso de ter feito parte da equipe da Rede Municipal de Educação. Desde o primeiro momento, tive o respeito, carinho e a colaboração de todos os professores e funcionários. Juntos, formamos uma verdadeira equipe cuja única bandeira era a educação.

Depositei neste trabalho toda a minha energia e dedicação com o único objetivo de contribuir para a melhoria da educação em Caratinga. O meu foco sempre foi o alcance de resultados que poderiam fazer a diferença para os alunos que estudam nas Escolas Municipais ou frequentam os Centros de Educação Infantil.

O desafio da educação municipal é enorme, mas é acalentado pela satisfação de ver que é possível, com muito trabalho, melhorar e construir aos poucos uma nova realidade para as crianças de Caratinga. Pautei minha conduta pela ética, compromisso, justiça e sensibilidade social. Saio mais humilde do que entrei, reconhecendo que resultados só são possíveis quando todos se sentem parte da equipe e desejam alcançá-los.

Tive o privilégio de contar com a total confiança do prefeito. Sempre fui escutado e recebi apoio em todas as vezes que solicitei. O Prefeito João Bosco é uma figura humana pela qual tenho enorme apreço e gratidão por ter confiado a mim uma tarefa tão importante. Hoje nos tornamos amigos, independentemente de política ou de cargos públicos. A principal lição que aprendi com ele foi a humildade e a capacidade de vencer adversidades.

Conheci secretários e funcionários, efetivos ou não, comprometidos com a coisa pública. Aprendi com eles que a parceria é fundamental e sempre fui muito bem atendido e respeitado. O meu maior orgulho é sair da Prefeitura com mais amigos do que quando entrei, isso já faz ter valido a pena!

Muita coisa ainda precisa ser feita pela Educação Municipal, mas nesses dois anos também houve importantes conquistas. Dentre elas, destaco a melhoria do aproveitamento escolar dos alunos constatado pelo Governo Federal através do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que saltou de 3,6 para 5,3 - a maior evolução dentre as cidades médias e grandes da região. Este avanço também foi confirmado pelo Governo Estadual através do PROEB - Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica e PROALFA - Programa de Avaliação da Alfabetização.

Promovemos a reestruturação de todas as Creches e Ceim’s - Centros de Educação Infantil, 100% municipalizados. Neles implantamos uma coordenação pedagógica específica, definimos uma rotina pedagógica por idade, adquirimos mobiliário adequado, aumentamos o número de monitores e diminuímos a sua carga horária diária, além de estabelecermos capacitação específica.

Implantamos o CERPE, um local exclusivo para a capacitação dos professores e triplicamos o número de horas de capacitação. Realizamos 04 simpósios municipais de educação com palestrantes de alto nível, envolvendo todos os professores.

Conseguimos aumentar o salário dos professores, criar o prêmio de destaque educacional e desenvolver uma nova avaliação de desempenho. Informatizamos o registro escolar, a Biblioteca Pública e implantamos 05 novos laboratórios.

Reestruturamos o projeto pedagógico das escolas e incentivamos a participação dos pais na vida escolar dos filhos através do Fórum Família-Escola. Desenvolvemos 03 projetos de Educação Integrada (Navegando com o barquinho, Maluquinhos pela escola e o Arte e Vida) atendendo a quase 200 alunos em período contra-turno. Diminuímos o Analfabetismo em Caratinga em 12% nesse dois anos, numa velocidade 10 vezes maior do que a média do país.

Criamos o Sistema de Avaliação Interna que monitora semestralmente o desempenho de todos os alunos do ensino fundamental em Português e Matemática de todas as turmas e escolas de Caratinga, permitindo um melhor planejamento e intervenção pedagógica. A média de aproveitamento aumentou de 63, no primeiro semestre de 2009, para 80 no segundo semestre de 2010.

Protocolamos diversos projetos junto ao MEC; conseguimos receber recursos diretamente nas escolas através do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola; recebemos ônibus escolares; fomos incluídos no programa Mais Educação e tivemos o projeto do Pró-Infância aprovado pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, aguardando liberação de recursos.

Caratinga foi escolhida para ser Pólo da Universidade Aberta do Brasil e deverá abrigar cursos da Universidade Pública.

O transporte escolar mais do que dobrou nesta gestão: passamos de 24 rotas para 54, atendendo mais de 2000 alunos com veículos novos vistoriados pelo Inmetro. Aumentamos o desconto no passe escolar; melhoramos o uniforme escolar dos alunos; ampliamos em 40% a merenda escolar e fomos uma das primeiras cidades do país e a primeira de Minas Gerais a comprar alimentos diretamente do produtor rural.

Atendíamos a 737 alunos e passamos a atender 1300. Mais quantidade e mais qualidade. Reformamos mais de 20 escolas, algumas recém construídas; contribuímos nas campanhas contra a Dengue e de conscientização sobre o trânsito.

A Educação Municipal ainda carece de muitas conquistas e avanços, principalmente na expansão da rede física. Esta equipe tem plenas condições de continuar o projeto e melhorar ainda mais a educacão do nosso município. A Carminha conta com toda a minha confiança e apoio para continuar o trabalho realizado.

Agradeço a todos aqueles que trabalharam comigo e confiaram na minha gestão. Agradeço especialmente o apoio das Diretoras, Coordenadoras Pedagógicas e Funcionários que atuam diretamente na SME.

Agradeço aos vereadores e à Câmara Municipal pela relação cordial e respeitosa. Agradeço aos diversos parceiros da Educação Municipal (Polícia Militar, TG, 6ª SRE, UNEC, FIC, Associação Comercial, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, Comunidade Espírita, Judiciário, Ministério Público, Clubes de Serviços, Associações Comunitárias, Funcime, Conselhos etc.).

Ao meu pai, minha gratidão pelo incentivo e apoio. Agradeço à imprensa por sempre ajudar a melhorar a educação municipal com críticas e elogios, fortalecendo a democracia.

Obrigado à comunidade pela confiança e a todos pelo carinho e respeito. Deixo a Secretaria Municipal de Educação, mas permaneço na Educação sempre - é o que eu escolhi para a minha vida.

Agradeço a Deus por me permitir viver esta experiência e à minha família pelo apoio em todas as horas. Obrigado Caratinga!

Prof. Pedro Leitão