terça-feira, 21 de setembro de 2010

Avaliar para Melhorar

Veja o comparativo entre os resultados do 1/2009 e 0 1/2010. O desempenho geral dos alunos da rede municipal melhorou em português e matemática.


Já abordei este assunto em outra oportunidade, mas o que me motivou a expor novamente foi a consistência das avaliações da educação municipal na medida em que o tempo passa. Implantamos a partir de 2009, um sistema próprio para avaliar o aprendizado de todos os alunos da rede municipal em português e matemática. Isso é coerente com a corrente de educadores que argumentam que é necessário fortalecer, em primeiro lugar, os conhecimentos básicos que são fundamentais para o desenvolvimento futuro do aluno. Já conseguimos tabular o resultado de três avaliações e podemos perceber, mais do que a fotografia de um momento, a evolução das imagens, um filme da educação municipal. Todos sabem que os processo somente podem ser aprimorados e melhorados com avaliação contínua, na educação não é diferente. Somente gerenciamos aquilo que medimos. Passamos a perceber a evolução dos conhecimentos dos alunos através do desempenho nas provas de avaliação interna, em cada escola e em cada turma. Com isso, podemos ter uma radiografia completa, identificando onde avançamos e onde precisamos melhorar. A reunião com as diretoras foi muito produtiva porque saiu da subjetividade e apresentou os resultados da sua escola em gráficos e tabelas. Informação que será discutida com o colegiado escolar para traçar planos que corrijam o rumo. Estamos trabalhando com metas de desempenho, visando alavancar, ainda mais, a nossa nota geral do IDEB de 2011. Não podemos descansar em cima de resultados passados, precisamos olhar para o futuro e definir nossos objetivos. A avaliação interna é o modelo que nos permite enxergar o nosso caminhar para que possamos alcançar os nossos objetivos. Os resultados não trazem somente notícias boas, pois algumas escolas, apesar serem a minoria, apresentaram uma queda no aprendizado dos alunos. Isso serve para que estejamos atento para agir rapidamente, fazendo o que precisar ser feito. Agradeço a toda equipe que permitiu não somente avançarmos, mas principalmente visualizarmos sistematicamente este avanço no desempenho dos alunos.