segunda-feira, 21 de junho de 2010

História e Educação.


Elaborei este texto abaixo para integrar a Revista em homenagem ao "Grupo Caratinga". Este grupo era composto por pessoas que lutaram contra a ditadura em Caratinga em uma época de repressão. Resgate histórico importante para reafirmar o valor da democracia.

O passado pode ser considerado uma fonte de conhecimento que nos permite olhar para o futuro e projetar caminhos melhores. Ao desconsiderar as lições do passado corremos o risco de repetir erros e pagar duas vezes a mesma conta no transcorrer da vida social. O processo de aprendizado social nasce de tentativas, erros e acertos, mas também da reflexão histórica dos movimentos sociais em determinado contexto político. A dialética do aprendizado de uma sociedade necessita da confrontação de idéias, opiniões e interpretações da realidade. Aprendemos com o passado muitas lições que nos ajudam hoje a construir um futuro melhor, agregando conhecimento acerca daquilo que já passou.
Por isso, considero o resgate histórico do “Grupo Caratinga” um ato, sobretudo, educativo. Na medida em que as pessoas são informadas do processo de luta pela democracia, começam a entender o valor da liberdade de expressar idéias, opiniões e críticas, sem sofrerem com isso uma repressão oficial, física e moral. Isto também faz parte da educação da nossa cidade. A possibilidade de discordar publicamente de um governante é algo recente em nosso país e ainda é um processo inacabado, pois a participação popular necessita de estímulo e educação para que ela aconteça em sua plenitude. Precisamos estar sempre vigilantes para manter e consolidar o processo democrático em nosso país e também em Caratinga.
Esta homenagem é uma fonte de aprendizado para que as futuras gerações valorizem a democracia e a liberdade. Esta perspectiva está fundamentada no princípio de que é importante conhecer a nossa história para conduzir o presente, sem esquecer do preço que pagamos para conquistar este direito de liberdade. Somente assim podemos nos assegurar de que a luta não foi em vão.