terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Rumos da educação municipal para 2010


Não podemos reclamar do ano de 2009, foi um período de muito trabalho, desafios, aprendizados e vitórias. Fiz um balanço dos avanços me pautando pelo plano de governo do João Bosco divulgado na época da campanha eleitoral. Considerando os 20 pontos fixados como meta de governo na área da educação, 14 itens foram cumpridos integralmente ou parcialmente no primeiro ano de governo como ampliação do transporte escolar, reestruturação do projeto pedagógico das creches, ampliação da capacitação de professores, programas de educação integrada, projetos culturais, aumento do número de adultos alfabetizados, informatização das escolas, aumento salarial dos professores, dentre outros. Temos muito mais motivos para agradecer a Deus do que para pedir, mas isso não significa que não teremos grandes desafios e muito trabalho para 2010. A educação ainda precisa avançar muito e às vezes confesso que fico meio impaciente com o ritmo das coisas. Não que não estejamos avançando e trabalhando, mas na educação qualquer atraso transforma-se em tempo perdido e difícil de recuperar. Como recuperar o tempo de uma criança que estudou em uma escola com estrutura deficiente? Como recuperar o tempo de um professor sem condição de trabalho? Como recuperar o tempo de uma criança que está fora da escola ou não está aprendendo? Não é uma questão de procurar culpados, mas sim de enfrentar o problema com soluções eficientes que realmente possam transformar a realidade.


Neste momento deixo o ano que passou e começamos a olhar para frente, definindo os desafios que enfrentaremos e as estratégias que vamos traçar para atingir os objetivos. Estou consciente de que a máxima escrita no livro "Pequeno Príncipe" que diz: "(...) em todo começo reside o encanto" serve para nos fazer entender que seremos ainda mais cobrados neste ano. Natural que seja assim. Por isso, o momento requer de nós disciplina, foco, trabalho, inteligência e capacidade de realização. Precisamos ter a consciência de muitas vezes o resultado do trabalho aparece com o tempo e podemos contrariar muita gente ao perseguir os resultados que a sociedade tanto quer. Costumo não confundir a pressão percebida daqueles que muitas vezes expressam o seu descontentamento com a avaliação dos usuários das políticas públicas, ou seja, dos pais de alunos e da sociedade de uma maneira geral, pois estamos servindo uma cidade, sua população e não devemos deixar de implementar ações que podem desagradar alguns mas que tem o objetivo de servir a maioria.


Acredito que a educação municipal este ano precisa mais do que organização e gerenciamento, precisa de inovação e criatividade, necessitamos ser ousados para encontrar soluções para o que parece ser problemas insolúveis. Ter coragem de fazer diferente, sem a censura da política eleitoreira, sem a ansiedade que querer mostrar resultados a curto prazo, e com a determinação de quem quer fazer a diferença em uma área tão delicada como a educação. Ampliar os espaços da educação infantil, tratar a criança como um ser humano completo que necessita se desenvolver por inteiro. Permitir novas experiências de aprendizado às nossas crianças, desafiando-as a construir o seu conhecimento de uma maneira prazerosa sem ficar repetindo fórmulas do passado. Romper as barreiras e as amarras que nos seguram e elevar a educação em sua plenitude e ter orgulho de dizer que fazemos parte de um novo tempo.